I PET Intelectual

PET de Computação da UERN realiza PET Intelectual com debate sobre a regulamentação do profissional de TI

O desenvolvimento do senso crítico de um indivíduo deve ser trabalhado desde a base de sua educação, pois é de fundamental importância para um bom profissional, que precisa estar preparado para emitir opiniões sobre temas importantes a respeito da sua profissão e dia a dia, observando se tudo está sendo feito da maneira correta ou se há formas de melhorar.

O PET Intelectual, inspirado no projeto do PET do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), visa desenvolver o senso crítico através de mesas de debates e palestras sobre temas diversos, além de trazer informações que sejam úteis na vida profissional dos alunos.

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho de 2015, foi realizado o primeiro PET Intelectual na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo como tema principal a Regulamentação do Profissional de Tecnologia da Informação (TI), no escopo do Projeto de Lei 607 de 2007, do Senador Expedido Júnior.

O debate possuiu três mediadoras, sendo uma moderadora imparcial: Professora Alexsandra Ferreira, que estava atenta às regas do debate e passava a palavra para os participantes; uma moderadora a favor: Thamires Araújo; e uma moderadora contra: Giovana Lorena. Foi elaborado um esquema que dividia o debate em quatro blocos, onde em cada um deles era prevista a participação das moderadoras e também da plateia.

No primeiro, as moderadoras, contra e a favor, expuseram o projeto de lei e em seguida, cada uma delas expôs seus argumentos a respeito da regulamentação. Logo após, foi aberto um espaço para o público expor sua opinião e fazer questionamentos. O segundo e terceiro blocos seguiram o mesmo modelo, porém além dos argumentos, cada moderadora apresentou um caso ilustrativo que demonstrava seus posicionamentos. O quarto, e último, bloco foi aberto a todos que quisessem dar sua opinião a cerca do assunto.

No intervalo entre os blocos foi dada a oportunidade aos participantes para demonstrarem seus posicionamentos a respeito do debate, para isso deveriam se dirigir para o lado da sala que estava a mediadora contra ou para o lado da mediadora a favor da regulamentação, o que propiciou uma dinâmica muito interessante.

O debate teve a presença de nove alunos petianos e dois professores, sendo destes duas alunas e uma professora as mediadoras do debate.

Momento do debate