Programa de Educação Tutorial

Reaproveitamento do Lixo Tecnológico – Reltec

Com o avanço tecnológico a vida útil dos equipamentos desenvolvidos têm se tornado cada vez menor fazendo com que o descarte dos equipamentos se torne cada vez mais comum em nosso dia a dia. Por sua composição esses materiais devem ser descartados de forma adequada, pois são compostos de vários materiais tóxicos e que apresentam uma grande periculosidade para a saúde humana e para o meio ambiente, porém como se descarta algo corretamente se você não possui o conhecimento adequado ou não conhece o material a ser descartado?

Dar uma saída útil, sustentável e viável para o descarte do lixo tecnológico, eletroeletrônico e computacional criado em nosso âmbito acadêmico e nas comunidades vizinhas, tendo em vista uma forma de beneficiar tanto o meio ambiente como de conscientizar a população participante e observadora do projeto da necessidade da reciclagem de tais equipamentos que já estão inseparáveis do nosso dia a dia, além é claro, de promover um maior conhecimento da tecnologia presente no dia a dia do usuário das tecnologias da informação que estão sendo descartadas. Depois de recolhido, o material será analisado a fim de se reaproveitar materiais que ainda possam ser reutilizados para montagem de máquinas (para doação à instituições que necessitem) ou seja possível seu uso em experimentos, pesquisas e laboratórios da instituição para fins acadêmicos, como por exemplo, placas de circuitos providas de computadores descartados, celulares, tablets, hd’s ou de eletrodomésticos como: Aparelhos de dvd, monitores, televisores, noobreak, impressoras e som. O material que não puder ser reutilizado, a comissão organizadora entrará em contato com uma empresa que se interesse na compra deles. Os valores arrecadados serão encaminhados para financiamento da ida de alguns de nossos alunos para o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016) na cidade de Porto Alegre/RS, nos dias 04-07 de julho do corrente.

Nos dias 3 e 11 de junho nos horários das 9h até 12h e das 14h às 16h, para o primeiro dia, e das 9h até as 12h, no segundo dia, será realizada um evento de promoção do projeto na praça do Pax.

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>